sexta-feira, 7 de abril de 2017

[SERIANDO] Norte e Sul, da BBC 2004


Eu já assisti a minisséries maravilhosas da BBC que são baseadas em livros. Assisti primeiro Orgulho e Preconceito com o estupendo Colin Firth no papel de Mr. Darcy baseado no livro de Jane Austen e assisti ao Jane Eyre baseado no livro homônimo de Charlote Brontë.
A série é bem fiel ao Orgulho e Preconceito e muito melhor que o filme de 2006 protagonizado por Keira Knightley. Não li Jane Eyre, mas creio que seja bem fiel também.
Mas hoje, vamos falar do fabuloso Norte e Sul.
Esse série não me era estranha pois muitas pessoas amantes dos romences de época, indicavam-no, porém, com o passar dos dias eu o esquecia e tudo bem.
Mas eu tenho meu Projeto Pessoal de ler as obras das irmãs Brontë e pesquisando sobre a vida delas gravei o nome de Elizabeth Gaskel como sendo a primeira biógrafa de Charlote Brontë.  Elas eram amigas íntimas, então, apesar de Elizabeth esconder o fato de Charlote ter-se interessado por um homem casado, acredita-se que o restante seja verdade.
Nem sei se essa biografia tem traduzida para o Português, mas já tenho muito interesse em ler.


O livro "NORTE E SUL", do original NORTH AND SOUTH  de Elizabeth Gaskell, é um romance que foi publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária “Household Words”, de propriedade de Charles Dickens, entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. Conhecido inicialmente por “Margaret Hale”, teve alterado por pressão de seus editores para “North and South”, demonstrando melhor o tema geral do livro: o contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época fortemente marcada pela revolução industrial do século 19. Quando a história foi publicada como um livro em 1855, esta incluiu um prefácio afirmando que por causa das restrições do formato da revista, a autora foi incapaz de desenvolver a história como desejava e, deste modo, “várias passagens curtas foram inseridas, e vários novos capítulos adicionados”. O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton, cujo modelo era a cidade de Manchester, onde Elizabeth Gaskell morou em companhia de seu marido. 


A época é a Revolução Industrial, há grandes fábricas na cidade, a deixanso sem cor, apenas cinzenta. Famílias inteiras trabalham nelas, inclusive crianças que já consigam realizar o manuseio com as máquinas.
Por algum motivo, o pai de Margaret acaba se mudando com sua família para a cidade industrial, abandonando toda a calmaria do campo onde ele era vigário. 
Ele passa a dar aulas e assim consegue sobreviver, apesar de não estar na pobreza, está longe de ser de boa classe.
Um dos seus alunos particulares é o Mr. John Thornton, dono de uma das fábricas mais ricas da cidade, jovem e bonito mas também rude e esnobe.
O primeiro encontro entre ele e Margaret é terrível. Ele está espancando e demitindo um homem por ele estar fumando em local e horário de trabalho, e Margaret aterrorizada vai em salvação do trabalhador, mas  John acaba ficando com raiva dela e a expulsando também. 
Sendo o pai da moça, um amigo de John, o caminho deles se encontram algumas vezes mais. Percebemos o interesse dele por ela, mas ela não concorda com o trabalho quase escravo dos empregados e acabam sempre discutindo.
Em contra partida, Margaret faz amizades com os trabalhadores locais, em especial com Nicholas Higgins e sua filha Bessy. Bessy e Margaret aparentam ter a mesma idade mas a primeira apesar de estar debilitada (provavelmente com tuberculose) continuava trabalhando para o sustento da família.
Além da tensão entre o casal central, vemos o amadurecimento da própria Margaret vivenciando a pobreza dos amigos e fazendo as tarefas domésticas já que não tinham dinheiro para uma empregada.
Outro ponto muito importante é um assunto tão antigo mas tão atual: o início de sindicatos, o apoio mútuo entre os trabalhadores e a união para a greve. Momentos ótimos sobre esses assuntos.
Norte e Sul é um romance completo. Fiquei tão viciada que precisava assistir todos os episódios e assim dormi 2:30 da manhã quando eu tinha que acordar as 5:00h.
Vale a pena assistir.





Assista online com legenda em português, completo em 4 partes:

Episódio 1      Episódio 2      Episódio 3      Episódio 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário