Resenhando # 3... MARINA de Carlos Ruiz Záfon

 
MARINA
autor: Carlos Ruiz Záfon
189 págs.
ISBN: 978-85-8105-016-4
ano: 1999
ed. Objetiva 

Escrever sobre esse livro me deixa nervosa pois creio que não conseguirei expressar o que ele fez em mim, os sentimentos que causou.
A capa dele já havia me intrigado , aquele velho casarão gótico com uma menininha na frente. Já havia lido a resenha da Sora e fiquei mais interessada ainda, eu queria Marina.

No amigo secreto do trabalho, eu ganhei dois livros, fui trocá-los pois já os tinha: DESPERTADA e TRAÍDA; a vendedora enganou minha amiga secreta dizendo que era uma nova saga de vampiros. Não, não era. Mas eu nem liguei pois pude trocá-los por três. E a primeira frase que disse à vendedora foi: "Tem Marina?"
Sim, tinha Marina. Fiquei feliz demais!!!
Sem saber o que me esperava, iniciei a leitura: romance? Terror? Suspense? Um livro que pode ser infantojuvenil e que sim, também é indicado para o público adulto.
Esse livro é narrado em primeira pessoa por um garoto de 15 anos chamado Óscar. Ele vive no internato em Barcelona e é nessa cidade, no fim da década de 70, que ele vive a história mais louca e maravilhosa de sua vida.

Óscar conhece Marina, uma garota da sua idade, muito esperta, bonita e misteriosa que mora com seu pai, Gérman, no casarão (abandonado?) que ele tanto observava. 
Marina o faz sentir vivo e diferente. De repente,o mundo lhe foi apresentado.
Mas este, leitores, não é um livro baseado na conquita da mocinha- ah, não! Aqui a moça não deve ser conquistada pois algo muito maior e importante há de ser desvendado.
Marina leva-o para o cemitério de Sarriá e diante da figura que eles vêem é quando a história começa; muitos personagens aparecem sob uma escuridão de charada e o escritor, Carlos Ruiz Záfon, demonstra ser um mestre, um digno contador de histórias, pois cada personagem tem sua vida relatada, inclusive Gérman- o grande pintor aposentado, avesso à eletricidade.
Esse  livro tem uma estupenda história de terror com começo, meio e fim.
Na metade da obra me perguntei por que o livro recebeu o nome de MARINA e não Óscar, pois o garoto é um tremendo herói e perto do fim me foi revelada a resposta.
Marina conquista a todos e se não fosse ela na vida de Óscar, não haveria história: nem começo, meio ou fim.
 



BEBENDO...
 
Óscar bebe uma xícara enorme de café com leite (pág 23) 

Óscar bebe uma xícara de caldo bem quente em frente à lareira (pág. 40)
Óscar, German e Marina tomaram café o outono todo (pág. 49)

Óscar bebe pelo menos duas xícaras de chá quente (pág. 93)

Óscar bebe uma bela xícara de café no desjejum (pág. 95) 
Aparentou que Flórian bebia cerveja Estrella Dorada (pág 98) 
                 
Kolvenik oferece champanhe à Florian (pág. 100)

Kafka bebe uma tijela de leite (pág. 111)

Óscar bebe um copo de água fresca (pág. 133) e um segundo (pág. 134)

8 comentários:

  1. Estou extremamente curiosa e com uma vontade enorme de ler esse livro!
    Já ouvi falar muito sobre ele.

    Sobre o comentário lá no meu blog sobre os marcadores, comecei a fazer coleção de marcadores de livros meio que sem querer, quando vi já tinha muuuuuitos deles e estou gostando de colecioná-los rsrs

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Estou doida para ler esse lançamento do Carlos pois também amo a narrativa dele. É simplesmente irresistível! *-*
    Em breve terei o meu exemplar na estante, se Deus quiser :D

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho e comentario no Embalaço.

    Pode deixar que esse não excluo não! Agradeço por seguir meus laços ^^

    /Visite novo post (esse é especial)
    http://embalaco.blogspot.com/2012/01/e-quem-ganha-o-presente-e-voce.html

    ResponderExcluir
  4. Eu to doida pra ler Marina, ainda não tive a oportunidade, sabe?
    Mas to extremamente curiosa com a história, que parece ser surpreendente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!!!

    Estou com esse livro na minha estante e estou super curiosa par lê-lo!!!
    Gostei bastante da sua resenha... Ficou ótima!!!
    Agora vc aumentou a minha vontade de ler o livro mais rápido!!!

    Gostei dessas menções sobre quem bebe o que durante a estória... Mto legal!!!

    Beijos, Ká!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais!
    Nossa, acho que é a primeira vez que sou citada em uma resenha. Fico feliz! ^^
    Que bom que você também gostou do livro! Eu adorei o trio de personagens (Oscar, Marina e German)!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oie Thais,
    eu tenho este livro mais ainda não o li, acredito que seja maravilhoso.
    Amei a resenha, ficou ótima, me deixando com vontande de ler o livro!!
    Obg pela visita no blog.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  8. Oie :D

    Não sei porque mas a escrita desse autor não faz muito o meu estilo :(
    Essa capa é linda né?

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir